Hoje no Brasil os microempreendedores individuais (MEI) já são maioria! De acordo com o ministério da economia, já são mais de 150 milhões de CNPJ's formalizados e cadastrados com essa categoria econômica! Ou seja, eles formam cerca de 75% do total de empresas formais no Brasil!
Microempreendedor precisa de um contador?
De acordo com as regras atuais no Brasil, o Microempreendedor Individual (MEI) não é obrigado a contratar um contador. No entanto, é importante ter conhecimento das obrigações fiscais e contábeis para garantir o cumprimento das regras e evitar problemas futuros. Embora não seja uma exigência, é recomendável buscar orientação contábil para manter os registros financeiros adequados e cumprir corretamente as obrigações tributárias. Um contador pode auxiliar na organização dos documentos, no cálculo dos impostos e na orientação sobre as melhores práticas contábeis para o seu negócio.
Contabilidade para MEI
Como Microempreendedor Individual (MEI), existem algumas obrigações contábeis simplificadas. Veja a seguir:
1. Registro das receitas e despesas: É importante manter um controle financeiro básico, registrando suas receitas e despesas. Isso pode ser feito por meio de um livro-caixa ou utilizando planilhas ou softwares de gestão financeira.
2. Emissão de notas fiscais: Como MEI, você é obrigado a emitir nota fiscal para seus clientes, exceto se o cliente for uma pessoa física. Existem opções de emissão de notas fiscais gratuitas disponíveis para os MEIs.
3. Declaração anual simplificada: Todo ano, até o dia 31 de maio, é necessário fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Nessa declaração, você informará o valor do faturamento bruto do ano anterior.
4. Pagamento dos tributos: O MEI possui uma única guia de pagamento mensal, chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ela engloba os tributos federais, estaduais e municipais devidos pelo MEI.
Embora essas obrigações sejam relativamente simples, é recomendável buscar orientação de um contador para garantir que você esteja cumprindo corretamente todas as regras contábeis e fiscais. Um contador especializado em MEI pode auxiliar na gestão financeira, no enquadramento correto das atividades e na orientação sobre as melhores práticas para o seu negócio.